Incentivos ao investimento estrangeiro
Portugal valoriza o investimento estrangeiro, reconhecendo-o como um importante motor da economia nacional. Por isso, ao investir em Portugal, poderá usufruir de vários benefícios ficais, como isenção ou redução de impostos, em várias áreas de negócio.
Um contexto que se traduz em números recordes na atração de Investimento Estrangeiro Direto (IDE). No European Attractiveness Survey 2023 da consultora EY, que avalia a perceção dos investidores estrangeiros relativamente à atratividade da Europa, Portugal alcançou a 6.ª posição no ranking europeu como destino de IDE, registando ainda o terceiro maior crescimento de IDE na União Europeia.
Um país cada vez mais competitivo
Portugal tem-se afirmado além-fronteiras e está a atrair novos negócios. São várias as entidades que reconhecem a competitividade do país. Em 2018 classificou-se como o 2.º país mais aberto ao Investimento Direto Estrangeiro (OECD FDI Restrictiveness Indicator) e em 2023 a Forbes destacou-o como o 20.º melhor país para fazer negócios e o 10.º melhor país para iniciar uma start-up.
As áreas dos serviços e da tecnologia são as que têm registado um maior crescimento, com cada vez mais empresários dos setores a investir em Portugal.
Comunidade empresarial ativa
Num país em que mais de 99% do tecido empresarial é constituído por Pequenas e Médias Empresas, a comunidade empresarial é muito ativa, promovendo sinergias, partilha de ideias e conhecimentos e contribuindo para uma cultura empreendedora vibrante. Em Portugal há inúmeras associações, grupos de empresários, hubs de inovação e centros de pesquisa que refletem um dos mais conhecidos ditados populares: “a união faz a força!”. Uma rede de suporte que pode ser de extrema importância para quem quer investir em Portugal.
Localização estratégica e relações comerciais sólidas
Da costa de Portugal saíram, há centenas de anos, naus e caravelas que foram rasgando os mares e descobrindo mais mundo. Desta rica história resultaram algumas das mais fortes e antigas relações comerciais do país, nomeadamente com países asiáticos e com os países de língua portuguesa, que representam cerca de 250 milhões de consumidores.
A localização geográfica do país é também relevante para quem quer aceder a mercados de peso. Investir em Portugal é investir numa porta privilegiada para aceder ao mercado europeu, onde residem cerca de 500 milhões de pessoas, e, por outro lado, no país europeu mais próximo dos Estados Unidos da América e do Canadá.
Importa ainda salientar que o fuso horário português é o mesmo do Reino Unido e da Irlanda, tendo apenas uma hora de diferença do fuso horário central europeu e três ou quatro horas de diferença em relação a São Paulo (dependendo se Portugal está no horário de Verão ou de Inverno).
Trabalhadores qualificados
Portugal tem uma vasta oferta de Universidades e Politécnicos de onde saem anualmente milhares de jovens com uma formação de excelência, em diversas áreas de conhecimento. Se sempre fomos reconhecidos em todo o mundo como um país que faz bem, nomeadamente no que às indústrias diz respeito, nas últimas décadas temos também granjeado fama de um país que aposta no conhecimento e na formação técnica e científica dos seus jovens.
Além desta força de trabalho jovem e dinâmica, quem investir em Portugal encontrará ainda muitos profissionais com experiência internacional em mercados globais, habituados a trabalhar em ambientes multiculturais e multilingues. Uma experiência que é de grande mais-valia para quem está a pensar investir em Portugal.
Elevada qualidade de vida
Do clima ameno, à segurança, passando pela diversidade de infraestruturas públicas e privadas, pelas paisagens idílicas, pela cultura e gastronomia reconhecidas internacionalmente, Portugal é um país com grande qualidade de vida. Não obstante, o custo de vida é acessível, sobretudo em comparação com outros países europeus.
Estas são duas das razões pelas quais o país tem sido escolhido como destino – não só de férias, mas também de residência e de investimento – de tantas pessoas, de tantos pontos do mundo. Afinal, muito além de um bom país para investir, Portugal é um país de excelência para viver e desfrutar!
Agora que já conhece os principais atrativos para investir em Portugal, saiba que pode contar com a Biana Solutions para o ajudar no processo de criação da sua empresa. Contacte-nos!