Emissão de recibos verdes: saiba o que mudou

A emissão de recibos verdes foi reformulada, apanhando os contribuintes desprevenidos. Neste artigo explicamos o que mudou e como se deve preencher a nova versão.

Desde meados de setembro que a emissão de recibos verdes no Portal das Finanças está diferente. A mudança apanhou de surpresa os contribuintes e são muitas as dúvidas relativamente a esta reformulação.

Para o ajudar a familiarizar-se com este novo sistema e cumprir as suas obrigações fiscais, reunimos informação sobre as principais mudanças e as suas vantagens e deixamos-lhe o link para o guia da Autoridade Tributária com o passo a passo e a informação detalhada acerca de cada alteração e cada campo a preencher aquando da emissão.

O que são recibos verdes?

Os recibos verdes são os documentos fiscais em que os trabalhadores independentes portugueses representam as transações financeiras ou comerciais com os seus clientes. O recibo verde serve não apenas para faturar serviços prestados ou vendas de bens, mas também para comprovar os respetivos pagamentos.

Quais as novas funcionalidades na emissão de recibos verdes?

Há três grandes novidades na nova forma de emissão de recibos verdes:

– É possível faturar no mesmo documento serviços com taxas de IVA diferentes;

– Criação de fichas de clientes, que facilita a emissão regular de faturas para o mesmo cliente;

– Criação de fichas de produtos e serviços, que facilita a emissão regular de faturas com os mesmos produtos e serviços.

Como fazer a emissão de recibos verdes?

O primeiro passo é fazer a autenticação no Portal das Finanças. De seguida poderá clicar em Faturas e Recibos nos “Serviços Frequentes” ou digitar “Faturas e Recibos Verdes” no campo de pesquisa.

É no menu “Emitir” que se encontram as primeiras novidades desta recente reformulação, com a possibilidade de criar fichas de clientes ou fichas de produtos e serviços. Basta selecionar o tipo de ficha que pretende criar, inserir os respetivos dados e clicar em “Adicionar”.

Em ambos os casos, poderá alterar o estado da ficha entre ativos e inativo, consoante as suas necessidades.

As restantes alterações estão explicadas passo a passo neste guia da Autoridade Tributária.

Quais as vantagens da nova forma de emissão de recibos verdes?

Apesar da confusão inicial com a reformulação na forma de emitir recibos verdes, a verdade é que as novas funcionalidades acabam por facilitar e agilizar o processo, nomeadamente através do preenchimento automático de dados de clientes e produtos e serviços regulares.

As novas funcionalidades permitem ainda apurar o imposto de selo e a retenção na fonte, o que facilita a gestão dos rendimentos do trabalhador independente.

Não obstante as vantagens referidas, é natural que nas primeiras utilizações se sinta um pouco inseguro na emissão dos seus recibos verdes. Em caso de dúvida contacte o seu contabilista ou recorra ao serviço de apoio da Autoridade Tributária.